2016年4月4日

【おすすめの本】★アマゾン・アマゾン/ O Amazonas/ El Amazonas

アマゾン / O Amazonas / El Amazonas

今森光彦文・写真 / Mitsuhiko Imamori (Autor/foto)
福音館書店/ Fukuinkan Shoten
1991
たくさんのふしぎ

くらし・文化/ vida e cultura / vida y cultura
ノンフィクション / não ficção / no ficción

小学校中学年から / a partir de 8 anos de idade / a partir de 8 años

人と自然の関係を捉え続ける写真家がアマゾン支流の河畔の一軒家に四か月間泊まり込んで取材。独特の昆虫、魚、植物などを写真や図解をまじえてわかりやすく紹介しています。ハリナシバチの蜜を取りに行く様子やめずらしいミイロタテハという蝶をとるバナナを使った仕掛けなどが興味深い。ほぼ自給自足の一家の生活ぶりがよくわかり、特に7人の子どもたちの生き生きした表情が印象的。時々に姿を変える川のスケールの大きさには目を見張ります。アマゾンの魅力満載の本で、子どもから大人まで、好奇心と冒険心をかきたてられる1冊です。

Um fotógrafo que sempre buscou capturar a relação entre seres humanos e a natureza, permaneceu em uma casa solitária na beira de um afluente do rio Amazonas por quatro meses e fez uma reportagem.  De forma didática, com fotos e ilustrações gráficas, o livro apresenta típicos insetos, peixes e plantas da região.O livro contém imagens interessantes, como das abelhas sem ferrão(Meliponídeos) coletando néctar nas flores e da armadilha feita com banana para capturar a borboleta rara chamada agrias. É possível ver no livro uma família vivendo de forma quase auto-suficiente e, em especial, a expressão alegre de sete crianças é impressionante.O tamanho do rio e sua aparência em constante transformação também é surpreendente.  O livro, repleto de encantos da Amazônia, desperta a curiosidade e o espírito aventureiro de pessoas de todas as idades.

El fotógrafo, quien enfoca siempre la relación entre el ser humano y la naturaleza, se instala durante cuatro meses en una casa solitaria a orillas de una afluente del Amazonas. Este libro explica de una manera comprensible los insectos, peces y plantas poco comunes con fotos e ilustraciones. Son interesantes la extracción de miel de las abejas sin aguijón y las trampas de banana para capturar las preciosas mariposas Agrias. Podemos conocer la vida de autoabastecimiento de una familia con siete hijos, cuyos rostros llenos de vida son especialmente impresionantes. Nos quedamos maravillados por el enorme río que cambia su aspecto a cada momento. Es un libro repleto de los encantos de aquella zona, que despierta la curiosidad y el espíritu aventurero, tanto a niños como a adultos.